Prefeitura de Campinas confirma surto de gripe ou Covid-19 em oito lares para idosos — Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou nesta quinta-feira (6) que acompanha quatro surtos de Covid-19 e outros quatro de gripe em instituições de longa permanência para idosos. De acordo com a administração, não há moradores hospitalizados e também não houve registro de mortes.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e as unidades de saúde de referência fazem, segundo a prefeitura, o acompanhamento sistemático dos oito asilos com surtos.
A prefeitura ainda não informou o número de idosos e funcionários que testaram positivo e informou que não vai divulgar em quais asilos esses surtos aconteceram. Além dos oito surtos confirmados, a prefeitura investiga mais um.
O surto ocorre quando há ao menos dois casos da doença no mesmo local e transmissão comunitária. Ou seja, que os idosos ou funcionários tenham transmitido entre eles gripe ou Covid-19.
Os protocolos para instituições de longa permanência para idosos vigentes estão disponíveis no portal da prefeitura, na aba de protocolos sanitários e recomendações técnicas.
Visitas suspensas
As visitas nos lares com surto estão suspensas. Nas demais, os familiares podem frequentar, desde que sigam os protocolos de segurança. No entanto, em situações de surtos, há restrição.
Campinas tem cerca 140 instituições de longa permanência que acolhem cerca de 2,8 mil idosos.